10 Filmes incríveis para não perder a Esperança

Grandes histórias de superação para levantar a cabeça e mudar de postura.

Mesmo que às vezes nos sentimos tristes ou sem perspectiva, as coisas podem mudar!

Grandes histórias de superação nos fazem refletir sobre pensamentos ruins, que de vez em quando aparecem na cabeça. Exemplos que mudam a nossa postura com o mundo e com os outros!

E como esperança é a última que morre, O CinedaVinci selecionou filmes pra você levantar a cabeça e dar um twist carpado por cima.

Veja nossa seleção:

 

 

 

Meu Pé Esquerdo

My left foot – the story of Christy Brown – 1989

Christy Brown (Daniel Day-Lewis) nasceu numa família pobre de Dublin em 1932. Portador de uma paralisia cerebral, Christy não anda, não tem o movimento dos braços e das mãos, e fala apenas poucas palavras balbuciadas. Não fosse a sua condição física, ele possui uma relação difícil com o pai, que não sabe lidar bem com a sua deficiência e o considera um mero aleijado. Por outro lado, encontra todo o apoio na mãe, que se dedica a cuidar dele e de seus incontáveis irmãos. Do preconceito com deficientes físicos ao tratamento da paralisia, essa é a história real do pintor e escritor irlandês, que com ajuda dos irmãos, e principalmente da mãe, conseguiu se expressar com o mundo apenas com o pé esquerdo.

 

 

 

 


O Óleo de Lorenzo

Lorenzo´s Oil – 1992

Como medir o amor dos pais por seus filhos? Neste filme, o sentimento é colocado à prova num teste de insistência, paciência e esperança. Lorenzo é um menino sadio de 5 anos, que volta para os Estados Unidos após morar um tempo com os pais na ilha de Comores, na África. Retornando a rotina da escola, ele começa a ter alguns problemas de convivência até então inéditos. Logo é diagnosticado com uma doença grave e desconhecida, que aos poucos afeta o cérebro, e consequentemente, seus movimentos e sentidos. Os pais, Roberto (Nick Nolte) e Michaela (Susan Sarandon), não desistem da luta, mesmo Lorenzo tendo apenas 2 anos de expectativa de vida. Eles passam a pesquisar contra o tempo numa dedicação incansável para salvar o filho.

 

 

 

 

 

Mentes Perigosas

Dangerous Minds – 1995

Quem não tem na memória um professor que marcou a sua vida escolar? E como não vê-lo como uma figura que nos inspira e incentiva a continuar crescendo? Numa escola pública dos Estados Unidos, Louanne (Michelle Pfeiffer) é contratada para dar aula numa turma de alunos “desajustados”. Muitos deles vem da periferia, e convivem com o crime diariamente. Eles não tem o mínimo respeito por ela, assim como não tem qualquer esperança de que estudar seja uma saída para os seus problemas. Ela se empenha a tentar salvar não apenas as suas aulas, mas a vida de cada um dos seus alunos.

 

 

 

 

 

Central do Brasil – 1998

Abandonado na estação rodoviária da Central do Brasil, no Rio de Janeiro, Josué (Vinícius Oliveira) não sabe o que fazer após perder a mãe num acidente de trânsito. A única pessoa que parece notar a sua presença, é Dora (Fernanda Montenegro), uma ex-professora primária que trabalha como escritora de cartas. Mesmo oferecendo ajuda, ela vende o menino por 1000 doláres para uma mulher que promete um destino seguro numa família do exterior. Culpada pelo que fez, Dora resgata o menino e embarca numa viagem inesperada em busca do pai perdido do garoto. É muito interessante notar como os personagens são complexos e como a esperança deve ser constantemente renovada.

Observação: Fernanda Montenegro foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz por este filme.

 

 

 

 

 

Erin Brockovich – Uma mulher de talento

Erin Brockovich – 2000

Erin Brockovich (Julia Roberts) é uma mãe solteira, desempregada, que arruma o trabalho de assistente em um escritório de advocacia. O fato de não ter formação acadêmica não a intimida, e olhando os arquivos do escritório, encontra um caso que desperta a sua curiosidade. Uma empresa de energia e gás está pressionando os moradores vizinhos a vender seus terrenos. O que eles não sabiam, é que haviam sido infectados por uma substância química através da água, e que traz efeitos graves a saúde humana. Erin se empenha a defender esses moradores, conhecendo suas histórias pessoais e batendo de frente com a empresa. Sua personalidade forte e destemida assusta ao mesmo tempo em que causa simpatia.

 

 

 

 


À Procura da Felicidade

The Pursuit of Happyness – 2006

Tudo anda mal na vida de Chris Gardner (Will Smith). Sua esposa o abandonou com o filho pequeno, ele foi expulso do apartamento em que morava, e até o seu material de trabalho foi roubado. Ele vendia raio x portáteis. Com isso, ele só acumulou dívidas e nenhuma renda. Para tentar mudar de vida, ele se candidata a uma vaga de estagiário em uma corretora de ações. O que ele não sabia é que a vaga era não remunerada. Chris é bom em cálculo e é estimulado a continuar, mas como pagar as contas? Ele e o filho, Christopher (Jayden Smith), passam maus bocados, tendo que dormir em abrigos ou até mesmo na rua. O esforço de Chris em tentar dar o mínimo digno para o filho é incansável. O filme é baseado numa história real.

 

 

 

 

 

Up: Altas Aventuras

Up – 2009

A esperança e a superação são os sentimentos desta animação. Carl Fredericksen perdeu a esposa há algum tempo e a partir daí, vive solitário e cabisbaixo. Em volta do seu terreno, estão construindo enormes torres. Ele se vê pressionado, e terá que vender a sua casa ou ser internado num asilo. Para fugir da situação, ele embarca numa jornada que sempre quis fazer com a companheira de vida: conhecer o Paraíso das Cachoeiras, na América do Sul. O curioso é que ele utilizou a própria casa como meio de transporte, sendo levada por milhões de balões de hélio. Carl consegue nessa viagem, desmontar toda a tristeza e chatice e fazer novos amigos. Volta a sorrir de novo.

Curiosidade: O Paraíso das Cachoeiras foi inspirado no Monte Roraima.

 

 

 

 

 Um Conto Chinês

Un cuento chino – 2011

Roberto (Ricardo Darín) é um homem de meia idade, solitário, metódico e chato. Sua vida se resume ao trabalho na loja de artigos de construção e colecionar notícias absurdas de jornal. Todos os dias, Roberto apaga as luzes para dormir pontualmente às 23h, e para bagunçar a sua rotina mais do que regrada, ele encontra no meio da rua um chinês que acabou de chegar em Buenos Aires. O oriental foi roubado por um taxista, não fala uma só palavra de espanhol e não tem para onde ir. Bastante contrariado, mas não querendo deixar o cara no meio da rua, Roberto o acolhe em casa. Um filme no qual os sentimentos se mostram sutis, mas com grandes efeitos. Tudo acontece por um motivo, pode acreditar.

 

 

 

 

 

Medianeras: Buenos Aires na Era do Amor Virtual

Medianeras – 2011

A rotina da grande cidade, aliada ao contato excessivo com a tecnologia, distanciou os relacionamentos de todas as pessoas, e isso não seria diferente com os protagonistas deste filme. Martín é um jovem programador, que mora sozinho e está solteiro, desde que sua namorada resolver mudar-se para Miami, sem avisar que não voltaria. Mariana é uma arquiteta, mas não atua na área e para se sustentar, trabalha como vitrinista. Ambos moram em Buenos Aires, a capital argentina com seus 10 milhões de habitantes. Na busca pela identificação no outro, e de um grande paixão, os dois vagam pela cidade sem se notarem. Este filme é para você, que está sem esperança no amor, e vive procurando a sua metade da laranja.

Curiosidade: Medianeras era um curta, e que depois foi adaptado para um longa metragem. Os dois se parecem muitíssimo.

 

 

 

 

Intocáveis

Intouchables – 2011

O que você faria se fosse tetraplégico? Phelippe (François Cluzet) não tem qualquer movimentação motora do pescoço para baixo, e obviamente, precisa de cuidados constantes para tudo. Comer, ler, tomar banho, falar ao telefone, etc. Para ser o seu companheiro diário, ele escolhe Driss, um verdadeiro mala que já foi preso, cheio de preconceitos e nenhuma educação. Mas uma coisa ele sabe fazer bem: Phelippe sorrir. Para alguém que está fadado a viver o resto da vida sentado ou deitado, isso é como ouro! A relação sincera entre os dois, cresce como uma bela amizade feita sobre confiança e troca de experiências.

 

 

 

 

Se gostou dá um like,

Se inscreva em nosso canal, compartilhe e concorra a prêmios

https://www.youtube.com/c/CineDaVincifilmes

https://www.instagram.com/cinedavincifilmes/

Fique por dentro, fique com a gente, descubra o Mundo CinedaVinci

@cinedavincifilmes

(4)

CINEINDICA

0 Comentários

Você pode usar as tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>