Quem não ama um balde de pipoca nas mãos?

E para acompanhar tudo isso, nada melhor do que um bom filme de comédia para rir e descontrair.

Mas, antes disso, você sabe o que é a comédia?

A origem da comédia relaciona-se com as festas dionisíacas, que traziam alternadamente momentos de tristeza e de alegria. No segundo momento, as pessoas dava-se a verdadeiras orgias, como uma espécie de bacanal em que se saía em procissão levando-se à frente o “phalus”, símbolo do órgão genital viril, representando a fecundação.

Etimologicamente, o termo comédia significa “canto aldeão” (comes: aldeia + ode: canto), designando, assim, uma festa popular. Sua origem, segundo Aristóteles, relaciona-se com os ritos de fertilidade em homenagem a Dionísio. Tais ritos iniciavam-se na primavera e celebravam um novo ciclo de vida, representado pela figura do deus do vinho e da inspiração poética. Seu objetivo é apresentar ações que critiquem a sociedade e o comportamento humano por meio do ridículo. O riso seria, então, o efeito buscado pelo autor para provocar no espectador a reflexão acerca das situações representadas no palco.

Curioso né!?

Mas, vamos dar risada e você está no lugar certo!

O CinedaIndica preparou uma lista com os 10 melhores filmes brasileiros de comédia com enredos leves e divertidos que vão te fazer dar gargalhadas.

Aproveite o CINEINDICA e bom Filme!

 

  1. Minha Mãe é Uma Peça (2013)

Divorciada, dona Hermínia é uma mulher de meia-idade que descobre que seus filhos, Marcelina e Juliano, a acham chata. Triste com a situação, ela resolve sair de casa sem avisar ninguém para desabafar com a tia Zélia e recordar o passado.

 

  1. Até que a Sorte nos Separe (2012)

A vida de Tino muda da água para o vinho quando ele ganha na loteria. A má gestão do dinheiro, porém, faz com que ele perca tudo em 15 anos. Enquanto sua esposa está grávida do terceiro filho, Tino busca manter as aparências e encontrar uma solução para o problema.

 

  1. A Mulher Invisível (2009)

Triste por ter sido abandonado pela esposa, Pedro é surpreendido por Amanda, a vizinha sedutora que bate em sua porta para pedir açúcar. Ele imediatamente se apaixona por ela, mas não se dá conta de um detalhe: Amanda é invisível.

 

  1. Se Eu Fosse Você (2006)

Um acontecimento inexplicável acaba fazendo com que Cláudio e Helena troquem de corpos. Apavorados com a situação, ambos precisam manter a postura para que ninguém desconfie de nada.

  1. Os Normais (2003)

Sucesso do cinema brasileiro, Os Normais conta a história de como Vani e Rui se conheceram. Tudo começa quando ambos estavam para se casar, no mesmo dia, com outras pessoas. Se você já assistiu a série de TV com o mesmo título, irá rir muito com a versão em filme!

 

  1. O Auto da Compadecida (2000)

Uma das melhores produções do cinema brasileiro, O Auto da Compadecida narra as aventuras dos nordestinos João Grilo e seu amigo Chicó no pequeno vilarejo de Taperoá, no sertão da Paraíba. As atuações dos protagonistas Matheus Nachtergaele e Selton Mello roubam a cena e são dignas de aplausos.

 

  1. Cine Holliúdy (2012)

Nos anos 70, habitantes de uma cidade do interior passaram a desfrutar de um bem até então desconhecido: a televisão. Porém, o aparelho afastou as pessoas do cinema. Agora, cabe ao proprietário do cinema local tentar atrair o público de volta.

 

  1. O Concurso (2013)

Os candidatos Caio, Rogério Carlos, Bernardinho e Freitas são os finalistas em um concurso para juiz, que chegam ao Rio de Janeiro vindo de quatro estados diferentes e se conhecem às vésperas da prova. Tensos diante do último exame, oral, os novos amigos decidem aproveitar o final de semana sem estudar, mas acabam encontrando uma série de imprevistos.

 

  1. O Cheiro do Ralo (2006)

O proprietário de uma loja de penhores usa sua ganância para se sustentar e fazer certos jogos perversos. Mas tudo muda quando ele conhece uma garçonete e começa a perder o controle de sua vida equilibrada.

 

  1. Saneamento Básico, o Filme (2007)

Moradores batalham para conseguir tratamento de esgoto na pequena vila onde vivem, e descobrem que não há verbas para solucionar o problema.

 

 

Se gostou dá um like,

Se inscreva em nosso canal, compartilhe 

CineIndica, toda segunda com Temas & Filmes selecionados pra você!

@artedavincicanal

(12)

CINEINDICA

0 Comentários

Você pode usar as tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>